Ainda a partir das ideias de Elliot Masie (traduzido, adaptado, difundido e disseminado em Portugal por Manuel Vitorino de Queiroz), diremos:
Nas grandes empresas, corporações multinacionais e transnacionais, bem assim como no sector público e na área das instituições do "terceiro sector" ou da "economia social" (cooperativas, associações, mutualidades e fundações") existem milhares de profissionais disponíveis para melhorar a sua carreira através da actualização da sua formação académica, técnica e profissional e respectiva certificação, disponibilizada por meios de "e", de "b", de "m" e de "r"-learning ("traduzindo" : "electronic", "blended", "mobile" e "rapid" "learning").
São dirigentes, gestores, técnicos e especialistas que desejam apreender novas competências através de acções de formação e treino compatíveis distância e com a escassa disponibilidade de tempo resultante de uma vida profissional intensa.
Do lado dos produtores de um “rapid learning training system”, ao nível de uma universidade do século XXI, deve existir como ponto de partida uma pequena equipe de criadores e de produtores de conteúdos curriculares, que deverá ser dotada de recursos de produção mínimos, ainda que possa trabalhar com orçamentos reduzidos.
O tempo de desenvolvimento do trabalho desta equipe poderá produzir resultados surpreendentes aos mais diversos níveis: desde uma verdadeira interligação “Universidade / Empresa”, até à notoriedade decorrente da utilização prática das NTCI ao serviço dos dirigentes, gestores e técnicos de empresas e de instituições, sem barreiras e sem fronteiras.
A partir do exemplo e “benchmarking” de universidades de referência como a Universidade de Berkeley (Califórnia, USA) e de Tóquio (J) é possível preconizar resultados de qualidade, devidamente avaliados e certificados.
Normalmente, duas soluções extremas são utilizadas para atender os pedidos de formação e treino via e-learning:
Quando se tem tempo e verba, estrutura-se um projecto de ensino à distância tradicional;
Quando tempo e verba são recursos escassos, estrutura-se um conjunto de apresentações em “power point” a disponibilizar via NTCI aos interessados que, previamente, se tenham candidatado e tenham sido aceites pelos responsáveis pelas formações avançadas e especializadas a transmitir via “rapid e-learning”.
É fundamental que exista, entre uns e outros, soluções pedagógicas e técnicas que permitam transmitir conhecimento e saber com alta qualidade, em alta velocidade, a um baixo custo e para um grande número de pessoas.
Sem comentários:
Enviar um comentário